Começando a série de artigos com os insights do livro AS MELHORES PRÁTICAS DO COMISSIONAMENTO antes vamos falar um pouco sobre o modelo tradicional de comissionamento, que está bem ultrapassado, e o modelo moderno de comissionamento.
No conceito moderno de comissionamento existe uma aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos para inspeção e teste que vão desde os itens físicos individuais como: instrumentos, cabos, tubulações, componentes e acessórios, até os subsistemas integrados compostos de: equipamentos, malhas de controle, circuito de tubulações, intertravamentos elétricos e sistema de supervisão e controle.
O comissionamento requer uma METODOLOGIA, é através dela que podemos possibilitar a operabilidade plena do empreendimento em termos de: segurança, qualidade, desempenho, confiabilidade, previsibilidade e rastreabilidade das informações.
O modelo tradicional de comissionamento absorve uma lista de trabalhos de montagem sem precedentes não executados e proporciona a montadora se ausentar do comprometimento em realizar o acabamento da montagem, sem pendências.
Veja, através do gráfico apresentado acima, que o modelo moderno antecipa o startup da unidade industrial de 02 a 12 meses, entre o que foi programado e os atrasos que é ocorrem normalmente no modelo tradicional.
O modelo moderno estabelece praticamente que a data do final da montagem eletromecânica será a mesma do comissionamento. O que isso quer dizer? A montagem eletromecânica termina, e, logo em seguida já se inicia o startup da unidade, alcançando produção plena.
Nos próximos artigos que serão publicado no blog, veremos o por quê o modelo tradicional não tem mais sentido de ser adotado pelas empresas e por que o modelo moderno, seguido pela PCMsys e que já foi adotado por algumas das maiores indústrias no Brasil e no mundo, é garantia de sucesso do SEU empreendimento industrial. Para mais detalhes entre em contato conosco ou se preferir, pelo WhatsApp +55 (31) 7100-9892, teremos o maior prazer em contribuir positivamente em seu projeto.
Até a próxima!