Quando falamos na gestão de recursos humanos no desenvolvimento de um projeto industrial, logo vem à mente a questão sobre quais serão os papéis a serem exercidos por cada um da equipe durante o tempo do projeto. Afinal, é inimaginável acompanhar o cronograma e gerir o escopo sem que os membros da equipe tenham pleno conhecimento de suas responsabilidades no ciclo de vida do projeto.
A melhor maneira de garantir que os processos tenham êxito no seu andamento é mapear todas as partes envolvidas, atribuindo funções para cada pessoa na equipe de acordo com as atividades que serão realizadas por ela. É por isso que a MATRIZ DE PAPÉIS E RESPONSABILIDADES DO COMISSIONAMENTO surge como uma excelente ajuda para a comunicação, organização do projeto e na gestão de todos os envolvidos no comissionamento do projeto.
As matrizes de papéis, atribuições e responsabilidade contemplam as atividades das etapas do processo de comissionamento e do handover do projeto para a operação.
As atividades de interfaces da matriz de papéis e responsabilidade são flexíveis. Cada empreendimento pode reavaliar as atribuições e responsabilidades para cada atividade.
O COORDENADOR DE COMISSIONAMENTO deve ser o responsável pela elaboração da matriz, considerando as áreas de interface do empreendimento.
As outras matrizes referentes as demais etapas do processo de comissionamento e para o handover do projeto para operação, você encontra no livro MELHORES PRÁTICAS DO COMISSIONAMENTO de autoria de Marco Vaz, CEO da PCMsys.
No próximo artigo, vamos falar um pouco sobre os REQUISITOS TÉCNICOS MÍNIMOS para a contratação de serviços de comissionamento, testes de equipamentos e instalações ao final da montagem eletromecânica. Todos estes itens devem estar em perfeita sintonia para garantir a performance especificada e para o sucesso do seu projeto.
Gostaria de conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato conosco pelo site ou se preferir, pelo telefone +55 (31) 97100-9892. Teremos o maior prazer em atendê-lo!
Até a próxima!